terça-feira, 16 de dezembro de 2008

História da Banda


Foi em novembro de 1990, quando o empresário Emanuel Gurgel teve a idéia de fazer uma banda que tocasse exclusivamente forró. Como um bom observador e grande forrozeiro, ele notou que os salões enchiam quando as Bandas tocavam esse ritmo. Naquele tempo as Bandas de Baile tomavam conta do mercado, e só havia uma ou duas bandas de forró, mas nada comparado ao que o Mastruz com Leite viria a fazer com a sua levada envolvente e o seu jeito genuinamente nordestino de fazer forró.
Lógico que muitos não acreditavam que uma banda de forró fosse dar certo. E o preconceito veio de todos os lados. No início o Mastruz tocava nos intervalos dos shows da Black Banda e da Banda Aquários(a primeira Banda de Emanuel Gurgel). Os músicos da Aquários diziam que os músicos do Mastruz iriam passar fome tocando forró. Morderam a língua! De acompanhamento, o Mastruz passou a ser o prato principal, e conquistou pouco a pouco o seu espaço, consagrando-se como a maior Banda de Forró do Planeta e conhecida por ser a pioneira no “Forró Moderno” ou “New Forró”.A origem do nome vem dos tempos de faculdade do empresário Emanuel Gurgel, quando ele tinha um time de handebol cujo nome era Mastruz com Leite. O time acabou e a Banda herdou o nome. Além do mais, mastruz é uma erva medicinal encontrada em abundância no Ceará, e nada mais característico para nomear uma Banda que representaria o Estado. Utilizada como remédio caseiro para doenças do aparelho respiratório, como cicatrizante e consolidador ósseo, quando juntada ao leite, forma uma dose de vida, e atualmente está servindo para dançar forró e espantar a tristeza e a solidão.
O primeiro show onde o Mastruz foi a atração principal foi no Mangueira Clube, em Fortaleza, no dia 22 de dezembro de 1990. Depois ele foi penetrando no interior do Ceará, percorrendo as cidades de Quixadá, Iguatu e Campos Sales, até que chegou em Araripina-PE,onde fez seu primeiro show fora do Estado do Ceará. Hoje, a Banda já percorreu o Brasil inteiro e já foi para os EUA, Suíça e Portugal. No início,o Mastruz gravava seu show em um estúdio caseiro e vendia as fitas K7’s. Era um sucesso! Depois gravaram num estúdio profissional a música Rei do Baralho, o primeiro sucesso da Banda. A partir daí, nasceu a vontade de gravar o primeiro LP, o Arrocha o Nó, pela Continental. Logo após veio o Coisa Nossa, com o sucesso “Meu Vaqueiro,Meu Peão” ,que projetou a Banda no cenário nacional. Daí por diante o Mastruz cumpriu com uma agenda de shows e programas de TV que sobrecarregaram a agenda da Banda. Fizeram Programas de Tv como: Faustão, Xuxa, Hebe e Jô Soares. Shows em casas como: Canecão e Olímpia. Convites para participar de eventos como o São João de Caruaru e Campina Grande. Tudo indo no caminho certo. Discos e mais discos foram gravados, incluindo projetos paralelos lançados por gravadoras famosas, como a Sony, a Polygram e a EMI. Foram projetos que homenageavam grandes nomes da Música Brasileira, além de participações em Coletâneas de Forró. O Mastruz saiu da fita K7, passou pelo LP, entrou na onda do Cd e do DVD, e agora está em clima de MP3, e não escapou da pirataria.
O Mastruz foi tão ousado, que chegou a tocar em cima do trio elétrico em pleno Carnaval de Salvador, isso em 1995. Sua experiência em trios se estendeu na Lavagem do Bonfim(Salvador), no Pré-Carnaval de Fortaleza, na Micarecandanga de Brasília, na Micarina de Teresina, na Palmas Folia em Palmas-To, na Dimensãodrilha(2005 e 2006) de Caruaru , sem falar nos inúmeros shows em cima de trio, como o Mastruz Elétrico, que já tocou em Toritama-Pe, Itabuna-Ba, Macaúbas-Ba, etc, etc. Acho que a ousadia foi uma das características que mais contribuiu para o sucesso do Mastruz, além do carisma e humildade da Banda.
Desde a sua primeira formação em 1990, muita coisa mudou. A Banda cresceu, amadureceu, e a mudança de componentes foi inevitável. Mas todos que passaram pela Banda tiveram sua parcela de contribuição, e com certeza fizeram história. Hoje a Banda tem 13 músicos, que se revesam no palco durante, no máximo, 3 horas de show (as 5 horas de show são coisa do passado). Kátia Cilene(vocalista), Bete Nascimento(vocalista), Rayneer Rylker(vocalista), Neto Rapariga(vocalista e sanfoneiro), Meu Rei(guitarrista), Faísca Bass(baixista), Artur César(baterista), Urôa(baterista), Ivanildo Neves(tecladista), Neném Esméril(saxofonista), Amedício Jr.(back-vocal e saxofonista), Chiquinho(sanfoneiro), Bem-te-vi(sanfoneiro), esses músicos arrebentam quando sobem no palco, e arrastam multidões com seu jeito autêntico de fazer forró, todos coordenados por Zé Ednilson.
Hoje a Banda tem 40 cd’s gravados e 2 DVD’s, sem falar nas coletâneas e participações especiais em discos e DVD’s de outras Bandas. Faz uma média de 20 shows por mês e já vendeu mais de 10 milhões de cds.Preconceitos a Banda sofreu muito no começo, mas graças ao trabalho insistente do Mastruz, muitas barreiras foram derrubadas e muitos caminhos desbravados, para que outras bandas de forró nascessem e crescessem, até chegar no momento atual. A imprensa bombardeou muito o Mastruz, não só pelo fato de ser de uma gravadora independente, mas também por fazer um novo formato do forró, considerado puramente comercial e sem qualidade. Mas hoje o Mastruz ocupa seu lugar merecido e contagia crianças, jovens, adultos e velhos, pobres e ricos, sem de distinção e sem perder a identidade e a qualidade musical.
No final de novembro de 2007 a Banda completou seus 17 anos de existência, e agradece a Deus pelo sucesso alcançado e pelos livramentos, aos fãs e familiares dos músicos pelo apoio e carinho, e ao empresário Emanuel Gurgel pela determinação e coragem. Viva Mastruz com Leite! Viva o Forró!


Fonte: http://www.betenascimento.com/

Um comentário: